30 de jun. de 2008

Em espírito... Em verdade...

Existe uma passagem na Bíblia que é tema de muitas pregações e louvores atualmente, e que em particular, tem chamado muito minha atenção nesses ultimo dias. É a passagem em João 4 - 23:24:


23-Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.
24-Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.


Esse texto é muito lindo, não só por esses dois versículos, mas sim em todo o seu contexto, pois o próprio Senhor Jesus revela ações práticas para todos aqueles que desejam "ardentemente" serví-lo. Antes de tudo vamos analisar duas palavras importantes: Espírito e Verdade

Espírito: Princípio animador ou vital que dá vida aos organismos físicos; sopro vital, alma. Rel Ser sobrenatural da natureza dos anjos. As faculdades mentais do homem, em contraposição à parte física, à carne: "O espírito na verdade está pronto, mas a carne é fraca" (Evan­gelho de São Mateus, 26, 41 ). Inteligência. Pessoa inteligente: Os grandes espíritos do século. Faculdade de conceber com rapidez e de enunciar de um modo engenhoso e gracioso. Idéia predominante.
Ânimo.
Verdade: Aquilo que é ou existe iniludivelmente. Conformidade das coisas com o conceito que a mente forma delas. Concepção clara de uma realidade. Realidade, exatidão. Sinceridade, boa-fé. Princípio certo e verdadeiro; axioma. Juízo ou proposição que não se pode negar racionalmente. Conformidade do que se diz com o que se sente ou se pensa. Máxima, sentença. Cópia ou imitação fiel. Representação fiel de alguma coisa existente na natureza. Caráter próprio.

O palavra "espírito" nos fala de interior, a nossa natureza vital, nosso intelecto, aquilo que somos por dentro em concordância com a alma. Também nos fala da essênciada qual os anjos e nosso Deus são formados (Deus é Espírito). Já a palavra "verdade" tem como conceito a conformidade entre as partes em si. É aquilo que é ou existe iniludivelmente. É muito interessante quando analisamos cada palavra separadamente e depois fazemos uma relação entre as duas e o sigificado dentro do texto.

Quando o Senhor Jesus falou para aquela mulher que os "verdadeiros adoradores" deviriam adorá-lo em espírito e em verdade, Ele queria nos dizer que a adoração não sería apenas um estado emocional, um passatempo, um momento de lazer ou algo parecido. A adoração vai muito além é algo que tem que estar dentre do nosso ser, um parte de nossa vida e de nossa existência; também deve ser feita com sinceridade, com honestidade em nosso coração, "Conformidade do que se diz com o que se sente ou se pensa". A adoração na vida de um cristão não pode ser só nos momentos de cultos ou reuniões de grupo, deve passar das quatro paredes da igreja, deve se estender até nossa casa, nosso quarto, nossa escola, nosso trabalho; até mesmo quando não estamos em momento de adoração, devemos sempre pensar nas coisas que vem do alto.

O próprio Jesus disse que isso com essa intenção:
" - Ei eu quero que vocês Me adorem em todo o tempo, não somente quando quiserem ou tiverem vontade, mas principalmente quando o inimigo tentar roubar o desejo, a vontade de vossos corações."

A adoração não está firmada em um sentimento e/ou uma emoção, nossos sentimos humanos não são capazes de compreender toda a grandeza do Criador e por isso não podemos consolidar nossa adoração nos sentimos: se choramos ou sorrimos não significa que estamos em plena adoração, faz parte, mas não é o todo.

Outro termo interessante é o "Verdadeiros Adoradores". Encontramos na Bíblia servos fiéis e servos infiéis; Filhos obedientes e Filhos rebeldes; porém nunca encontraremos falsos adoradores. Deus que os verdadeiros para adorá-lo. Aleluia!!!!!!!!

Que o seu coração seja cheio do Espírito Santo nesse momento e que Ele próprio crie em ti a vontade de se entregar em profunda adoração.
Que Deus ti abençoe!!!!!!

por: Jefferson Lopes de Araújo

Um comentário:

Snara Salvador disse...

Ah... como me sinto edificada a cada palavra que leio neste blog...
Glória a Deus pela sua vida, e que Ele possa a cada dia estar te abençoando mais e mais, derramando de sua infinita unção sobre a sua vida!!!!!!!

Te amo em Cristo, irmãozinho!

1 - 'Deus não escolhe
pessoas capacitadas, Ele capacita os
escolhidos.'


2 - 'Um com Deus é
maioria.'


3 - 'Devemos orar
sempre, não até Deus nos ouvir, mas até que
possamos ouvir a Deus.'


4- 'Nada está fora
do alcance da oração, exceto o que está fora
da vontade de Deus.'


5- 'O mais importante
não é encontrar a pessoa certa, e sim ser
a pessoa certa.'


6 - 'Moisés gastou:
40 anos pensando que era alguém; 40 anos
aprendendo que não era ninguém e 40 anos descobrindo o que Deus
pode fazer com um NINGUÉM.'


7 - 'A fé ri das impossibilidades.'


8 - 'Não confunda
a vontade de DEUS, com a permissão de DEUS.


9 - 'Não diga a DEUS
que você tem um grande problema. Mas diga
ao problema que você tem um grande DEUS.'


10 - Deus te abençoe!!!