9 de dez. de 2008

Bons livros para final de ano.


Eu sei que essa época é a mesmo apropriada para ler livros, afinal de contas, todos aceleram os afazeres para entrar de férias sem nem um "peso na consciência"; outros estão com a agenda lotada de festas e badalações de todas as espécie. Mas eu sei que existem aquelas pessoas que escolheram ficar somente relaxando em casa ou numa fazendo, e em momentos assim, nada melhor do que bons livros para nos acompanhar.

Este ano tive o privilégio de ler bons livros. Não sei quantos foram (faz tempo que não conto mais os livros que leio), mas três em especial chamaram muito minha atenção. Gosto de livros que prenda-me do começo ao fim, que envolva-me com sua história, e que deixe em mim uma sentimento que nem eu mesmo saiba explicar. Sem importância de ordem, vou tentar relatá-los de forma que te deixe com água-na-boca.

Um dos livros foi "Em seus passos o que faria Jesus", de Charles Sheldon, que narra a história de uma igreja típica do final do século passado, acostumada a viver sua religiosidade de forma cómoda e fácil, sem se importar com o principal mandamento do Senhor Jesus: "- Se alguém quiser seguir-Me, renuncie a si mesmo,tome a sua cruz e siga-Me.Porque, quem quiser salvar a sua vida há-de perdê-la;mas quem perder a sua vida por minha causa,há-de encontrá-la. (MT 16)". Depois de um acontecimento um tanto quanto diferente na hora do culto, o pastor é confrontado pelo o Espírito a fazer o seguinte desafio: durante um ano, todos que aceitassem o desafio, se comprometeriam a agir mediante a resposta da pergunta, "O que faria Jesus?"; independente da resposta, as pessoas teriam consciência de que seria a que o próprio Cristo faria, sem importar com a opinião alheia. As mudanças ocorridas na vida dos irmãos são profundas, e uma grande reviravolta acontece na vida de todos que os cercam.

Esse livro tocou-me grandemente. A realidade que ele traz, reflete claramente o que a igreja vive no dia de hoje: estamos egoístas; estamos prepotente. Não pensamos mais no próximo. Não pensamos nos perdidos. Queremos "pescar em aquários", sendo que muitos peixes se perdem num terrível oceano. Várias vezes as lágrimas escorriam pelo meu rosto sem nem um esforço da minha parte, pois o meu coração sentia-se confrontado com a mensagem do livro. Vale a pena conferir.
Outro livro foi "Aliviando a Bagagem", de Max Lucado. Há tempos que eu deseja ler um livro dele, e somente agora tive esse prazer. Pra quem já conhece algum livro do autor, sabe que qualquer livro dele vale a pena. Para quem ainda não teve o prazer, eu aconselho a ler um o mais rápido possível. Esse particularmente, nos ajuda a esquecer algumas "malas" que carregamos durante nossa vida, mas que, para nossa grata surpresa, não é trabalho nosso. Ele baseia seu livro no "Salmo 23", e nos mostra um perspectiva totalmente diferente (pelo menos para mim) do que conhecíamos do salmo. Simplesmente muito bom.
O terceiro da lista de hoje, foi o que mais me impactou: "O Caçador de Pipas", de Khaled Hosseini. Confesso que esse livro ainda não saiu de mim. Sua trama é envolvente do começo ao fim. Os personagens são complexos e simples ao mesmo tempo. Diversas vezes me via na personagem principal, com seus medos, dúvidas, egoísmo, e, principalmente na sua fraqueza. Em vários momentos do livro, as lágrimas vinheram até os meus olhos, mas eu conseguia segurar; no entanto, em dois momentos o choro foi inevitável. Claro que eu não irei contar o que aconteceu, pois senão perde a graça. Mas enfim, "O Caçador de Pipas" é daqueles livros que você não se cansa de ler, e traz consigo uma mensagem de que ainda dá tempo de fazer a coisa certa, consertar os erros, reparar os danos... Sem dúvida, a frase que traduz toda a mensagem do livro é:
"-Por você eu faria isso mil vezes!". Uma boa escolha de leitura para o começo de 2009.

Bom, é isso, deixo aqui 3 ótimas opções de leitura. Quem quiser seguir minha dica, depois passa por aqui e diz o que achou dos livro.
Ah, antes que eu esqueça: quero algumas sugestões também.
Abraços.
Até a próxima.

5 comentários:

Juliane Oki Carraro disse...

Já li esses três e realmente são excelentes!!

Eu quero indicar alguns outros:

"O Evangelho Maltrapilho" - Brennan Manning

"Cristianismo Puro e Simples" - C.S. Lewis

"Caçadores de Deus" - Tommy Tenney

"Descobridores de Deus" - Tommy Tenney

"Vivendo com Propósitos" - Ed René Kivitz

São excelente tbm!!!

Uma ótima semana, Deus abençoe!
Obrigada por suas palavras no meu blog, fazem a diferença.

Bjs
Jubyss

Ana. disse...

Li Aliviando a Bagagem e O Caçador de Pipas!
São realmente demais!!

Recomendo:

Uma vida com propósitos-Rick Warren(muito bom!)

E muita poesia!


E todos do Machado de Assis! rsrsrsrs

beijos grandes!
ótimas leituras!

Pri C. Figueira disse...

Olá meu amigo!

Pois é...falam tanto desse livro "O caçador de pipas" que estou ansiosa para ler! Não conhecia a história (agora parte dela) e sei que é forte e pelo jeito vou chorar muito!!
Dica anotada! ;)

Bem recomendo assim como a Jubyss:

"Caçadores de Deus" e "Descobridores de Deus" do Tommy Tenney!
Ainda dele "A casa favorita de Deus"!

Gosto muito também de livros sobre guerra espiritual, indico:

"Este Mundo Tenebroso" de Frank Piretti
Um livro fantástico, onde conta historia dos personagens e paralelamente mostra o que acontece no mundo espiritual!

"Filho do fogo" Daniel Mastral
Há volume I, II e III, li somente o II e mostra a vida desse homem antes de aceitar a Cristo e a movimentação dos servos de satanás! No final do livro a conversão dele é sobrenatural e tremenda!!!

Em outro patamar também indico "Caça ao Dragão" de Jackie Pullinger. (esse livro é antigo, li da coleção do meu pai!)
Conta a história de uma missionária inglesa que foi para a China!

Há muitos outros, a lista é grande, sempre que lembrar indico outros livros e aqueles bons que estiver lendo também te repasso!!

Bjinhuuu

Pri C. Figueira disse...

Oi, eu di novo!

Dica mais que anotada, depois do que descrevesse no último comentário sobre o livro, quero mais do que nunca lê-lo, vou dar um jeito de conseguir emprestado, comprar, mas fiquei doida para ler!!!
Assim que tiver lido, te conto da minha reação...sem dúvida, vou chorar muuuuito!!

Quanto as outras indicações, livros de guerra, um deles já li "Ele veio para libertar os cativos", muito bom, forte e anotei o outro "Vasos de Honra"!
Tem alguns outros que li dentro desse contexto e são bons:
"Quebra de Maldições" da Rebeca Brown e "A Morte de um Mago" de Lamartini Scandiuzzi, que é de ficção e é muito bom!!
Só um detalhe quando li esse último livro que citei, me empolguei e queria chegar no final, mas advinha?? Faltava as 5 últimas paginas...rsrsrsrs...ninguem merece!
Não estavam impressas, todas em branco, portanto não sei o final...rsrsrs, ainda tô na curiosidade!

Bjus

Anônimo disse...

aaaah! ótimas dicas! o único que não li foi "o caçador de pipas", mas já estou com ele aqui e é um dos que pretendo ler nas férias.

sobre "em seus passos..." é um livro realmente tocante. eu achei que ele fica cansativo, em determinado momento. digo, a narrativa. mas vale muito a pena pela mensagem.

sobre max lucado, sem palavras. ele escreve de uma forma simples e inteligente que muito me agrada.


tá todo mundo deixando dicas, hahah... vou deixar tb, posso?

esse livro eu vou reler (será a quinta vez) nessas férias. é um livro FANTÁTISCO do Fernando Sabino, que se chama "O encontro marcado". fala sobre a vida. de forma intensa. e vc se vê no personagem de uma forma até assustadora.

e, pra quem realmente terá tempo nas férias, eu recomendo "Guerra e Paz", do Tolstoi. É um livro enorme, mas é um clássico que todas as pessoas deveriam ler. eu estou acabando a leitura, que comecei nas férias passadas.

bueno, é isso.

bjim.